quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Criando Animaçõe


Antes de criar e aplicar uma animação, recomendo que você leia este tutorial, pois atravéz dele você poderá entender melhor o que são animações, qual sua finalidade e como usá-las. É necessário também, ter instalado em seu computador o programa GIF Movie Gear, se não o tem, clique aqui. Não tente fazer este tutorial até ter certeza que já sabe pelo menos o necessário sobre as animações. Vamos ao tutorial:

O1. Antes de tudo, você precisará de um GIF animado para criar a sua animação. Eu sugiro que procure nos sites Magia GifsReino dos Gifs ou no Gifmania. Chegando no site escolhido, procure por um ou mais GIFs animados de sua preferência e salve-os numa pasta fácil de encontar em seu computador.
O2. Abra o programa GIF Movie Gear {Iniciar > Todos os Programas > GIF Movie Gear > GIF Movie Gear}. Clique no botão "Insert Frames", ou vá em "File > Insert Frames" e abra o GIF que você salvou anteriormente.
O3. Nem todos os GIF animado, servem para fazer uma animação, veja os prints abaixo:


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS.
O primeiro dos tipos não dá pra você fazer uma animação, o segundo geralmente também não, porém se a imagem na qual que você deseja aplicá-lo tiver a mesma cor que o fundo dele, nesse caso branco, você poderá utilizá-lo normalmente. E o terceiro serve concerteza, pois possui o fundo transparente e não é como o primeiro, como se pode ver claramente no print.
O4. Após ter verificado se o seu GIF serve para fazer a animação, clique em "File > Save As..." e ajuste desta forma:
Eu recomendo que você crie uma pasta para cada animação, assim fica mais fácil para utilizar e mais organizado. Antes de salvar, é só clicar no botão "Criar uma nova pasta", digitar um nome para sua pasta, abri-la e salvar a animação dentro dela.
O5. Pronto, você acabou de criar uma animação. Agora é só aplicá-la em uma imagem da forma que você aprendeu.

MEU RESULTADO:

Animações

O que é Animação:
São imagens sequenciais no formato PNG, que quando colocadas corretamente em uma fotografia tornam-se animadas. Geralmente são usadas para fazer cartões digitais, mas você usar da maneira que sua imaginação mandar.

Baixando e instalando:
Antes de tudo você deve criar uma pasta em seu computador para receber as Animações, lembre-se de manter seus materiais sempre organizados {clique aquipara ler um tutorial sobre como organizar os seus materiais}. As Animações geralmente virão zipadas, você deve dezipa-las {clique aqui caso não saiba dezipar arquivos} para poder utilizar. Após dezipá-las, coloque-as na pasta que você criou para elas.

Como usar:
O1. Abra o PhotoScape, clique em "Editor" e mude para a ala "Objeto".
O2. Abra a imagem na qual você deseja aplicar a animação e clique em "Fotografia> Foto". Vá até a pasta onde está a animação que você deseja usar e abra a primeira das imagens que deve se chamar "01".
O3. Ao abrir a imagem, você verá uma janela chamada "Foto". Você deve ajustar o objeto à foto atravéz desta janela, em "Anchor", você verá duas coordenadas, X e Y, X indica a localização do objeto na horizontal e Y na vertical. Ajuste a numeração, até obter a localização desejada na foto, agora escreva em um bloco de notas ou no Word a numeração que você colocou em X e Y e dê "OK".
O4. Tecle "Ctrl+C" para copiar sua foto para o clipboard, e mude para a ala superior "Animação Gif". Na tela no "Animação Gif", clique em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta" e volte para a ala superior "Editor".
O5. Delete o objeto que está na imagem, clicando no símbolo "X" que está do lado direito dele. Clique em "Fotografia > Foto" e abra a segunda das imagens que deve se chamar "02". Ao abrir a imagem, você verá uma janela chamada "Foto", digite em "Anchor" nas coordenadas X e Y, os valores que você escreveu no bloco de notas anteriormente e dê "OK". Tecle "Ctrl+C" para copiar sua foto para o clipboard, e mude para a ala superior "Animação Gif". Na tela no "Animação Gif", clique em "Adicionar > Adicione uma foto da prancheta".
O6. Repita o processo acima {O5}, até abrir todas as imagens da sua Animação. Lembre-se que você tem que voltar sempre para a tela "Editor", quando for trocar a imagem da animação que você deve abrir sempre a imagem seguinte, após abrir a 02, abra a 03, após a 03 a 04... E assim sucessivamente.
O7. Na tela do "Animação Gif", vamos fazer os ajustes finais. Clique em "Alterar Tempo", e digite o valor que quiser ou o valor mais apropriado para sua animação em "Tempo de exibição", note que 10 equivale a 1 segundo, 50 equivale a 5 segundos, 1000 equivale a 10 segundos, e assim sucessivamente.
Para tudo sair certo, você deve usar o efeito de transição, é só ir em "Mudar efeito > Efeito de transição" e deixar marcada a opção "Papel Completo", ou "Imagem Completa".
O8. Pronto, agora é só salvar!

RESULTADO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário